terça-feira, 12 de março de 2013

ACORDA JUVENTUDE – A MORTE DO CHORÃO


Em primeiro lugar, gostaria de deixar bem claro que ESTE TEXTO REPRESENTA A MINHA OPINIÃO, particular, individual, pessoal e intransferível. Talvez meu companheiro de blog, José Roberto Reverendo, tenha uma opinião diferente – ou não – assim como vocês, caros leitores. Respeito as opiniões contrárias, os sentimentos de perda, as homenagens, mas minha opinião e posição é esta que segue abaixo.


Recentemente, após a morte do Chorão (vocalista da banda Charlie Brown Jr.), tive algumas conversas acerca da comoção exagerada (na minha opinião) por seu passamento. Bastou o rapaz “passar desta prá melhor” que surgiram “do nada” milhares e milhares de fãs inconsoláveis com a sua morte, milhares e milhares de citações com trechos de músicas da banda Charlie Brown Jr. (CBJR), depoimentos emocionados....quase canonizaram o rapaz. E ainda encontraram uma forma de projetar (e garantir) um faturamento com a morte do Chorão, com um lançamento de uma música inédita ao final do programa dominical da Globo, o Fantástico, com uma música que supostamente falaria da relação com o fim do casamento de 15 anos, se não estou enganado.

Conversamos bastante sobre os valores que são difundidos hoje, o que pensam os jovens de hoje (eu, com meus quase 40 anos, ainda me considero jovem...mas vamos entender jovens como a faixa etária compreendida entre os 15 e 21 anos para fins de interpretação deste texto), os artistas e celebridades que os jovens idolatram...a discussão com especificamente dois de meus amigos foi longa, cheia de argumentações contrárias, porém chegamos a uma constatação quase que concordando totalmente : A MAIOR PARTE DOS ÍDOLOS DA JUVENTUDE ATUAL SÃO UM PÉSSIMO EXEMPLO NA CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE FUTURA, a sociedade em que seremos os “velhinhos” precisando de cuidados, e que nossos filhos serão os “adultos” que criarão uma nova geração. Para embasar meus comentários e minhas opiniões, relacionei três personalidades da música de hoje e uma outra quantidade daqueles que eu, particularmente, sempre gostei de ouvir, seguia em seus shows, que posso dizer que “marcaram” minha época.

Vamos a um resumo rápido das personalidades de ontem e hoje :

ÍDOLOS DA JUVENTUDE DE HOJE (Apenas citando mortos. Se eu for citar os vivos, vai faltar linha, começando pelo Restart...)

Todos eram artistas da música com valores particulares, com sua importância, mas péssimos exemplos para a juventude atual.

ÍDOLOS DA MINHA JUVENTUDE (versão Brasil)


Eu poderia continuar aqui falando de Roberto Carlos, da Madonna, do Paul McCartney, do Mark Knopfler e de tantos outros que foram importantes para a minha geração. Poderia também citar outros tantos da lista de “ídolos atuais”, como o Restart (argh....) mas por convicção de mostrar com maior propriedade sempre o que há de melhor (na minha opinião), estes ídolos do “ontem” aqui listados foram aqueles que, de alguma forma, mais me influenciaram como gente, como pessoa, como apreciador da música, como espectador. E graças a eles, GRAÇAS A SEUS BONS EXEMPLOS FORA DOS PALCOS, ME PERMITO AFIRMAR QUE AQUELES ARTISTAS QUE SE ENVOLVEM COM DROGAS, QUE POSSUEM COMPORTAMENTO DUVIDOSO, AINDA QUE CANTEM BEM, COM BELAS MÚSICAS, BELAS LETRAS, NÃO PASSAM DE BONS CANTORES, LÍDERES QUESTIONÁVEIS E PÉSSIMOS EXEMPLOS PARA AS PESSOAS NO MUNDO (SEJAM AS PESSOAS JOVENS OU NÃO).


CHORÃO (que eu sarcasticamente chamo de CHEIRÃO), NÃO FOI NADA ALÉM DE UM MAU EXEMPLO. Um cara que não morreu, se suicidou aos poucos com o uso das drogas, um líder de banda questionável, um bom letrista e um intérprete de qualidade questionável. Xinguem se quiserem, me chamem do que quiser. Mas esta é a minha opinião e acredito que a da maioria dos pais e mães deste Brasil. Nada, que não a sede pela notícia, pela atenção da mídia e pelo lucro “a qualquer custo” justifica a “comoção” que tomou conta das telas de televisão após a sua morte. Não tenho a menor dúvida de que em menos de 30 dias (isso porque estou dando um prazo bem dilatado) todos estes “paladinos” e “defensores” do Chorão esquecerão novamente seus CDs guardados na gaveta, e estes ficarão empoeirados pelos próximos anos, esquecerão de postar fotos e mensagens no Facebook o idolatrando (basta ver o volume de “homenagens” no dia após sua morte e hoje....quem quiser, dá uma surfada na rede após a leitura deste texto), e o “intelectual” Cheirão...ops, Chorão, nada mais vai ser do que uma página na Wikipedia  uma página virada e esquecida.


Eu, ainda que gostasse de suas músicas (sim, eu tenho diversas delas gravadas e me peguei no dia de sua morte cantando várias....efeito da mídia que massificou tanto a imagem dele na TV que foi inevitável cantar 4 músicas dele de cada 5 músicas que eu cantarolei), abomino o seu exemplo. NÃO ACREDITO EM SUAS MENSAGENS (palavras sem exemplos de nada valem), NEM NOSAMIGUINHOS” que nas reportagens choram, uma vez que eles certamente foram – não todos – FACILITADORES PARA QUE O CHEIRÃO TIVESSE SUA CARREIRA ARTÍSTICA TERMINADA NUMA "CARREIRA" DE PÓ (COCAÍNA) ENCONTRADA EM SEU APARTAMENTO.

PEÇO AOS JOVENS QUE REFLITAM A RESPEITO DOS SEUS ÍDOLOS DE HOJE, não “curtam” apenas a música, mas se preocupem com o todo.

E PEÇO AOS PAIS QUE AJUDEM SEUS FILHOS A ADMIRAREM BONS EXEMPLOS, e não apenas os “tche-tche-Gustavo Lima e você”, os “ai se eu te pego” ou os “tô tirando onda de camaro amarelo”. E bom exemplo, meus caros leitores, temos aos montes, basta levantar a cabeça e olhar.

Acordem pais, não permitam que seus filhos sigam “caminhos tortuosos”.

ACORDA JOVEM, O CHORÃO AMANHÃ PODE SER VOCÊ.


3 comentários:

  1. A mídia deveria aproveitar o momento para fazer uma reflexão sobre o uso de drogas e não somente idolatrar o cara.

    A esposa dele deu uma excelente entrevista à Record falando sobre isso. É exatamente isso que deve ser tirado de exemplo deste episódio.

    As drogas estão devastando nossas vidas e colaborando para o atual quadro de violência no Brasil. E não venha me dizer que o usuário de um baseadinho não tem nada com isso. São estes que financiam o tráfico e contribuem para a proliferação de traficantes no país.

    ResponderExcluir
  2. E os caras já anunciaram que vão "RELANÇAR" os dois primeiros discos da banda CBJR....ou seja, mal o corpo esfriou, os abutres já estão tentando MAIS UMA forma de ganhar dinheiro com o Cheirão Chorão.
    Aproveitadores...
    Aproveitar este momento e lançar uma campanha para conter o uso de drogas, construir clínicas de reabilitação, reforçar o combate ao tráfico, isso ninguém faz....

    ResponderExcluir
  3. Geo, na nossa geração (nascidos nos anos 70) temos alguns outros exemplos de "idolos" que se envolveram /se envolvem com drogas :

    Mortos:
    1. Cazuza
    2. Renato Russo - cheirava legal
    3. Tim Maia - O mais doidão dos doidões

    Vivos :
    Só me lembro do Paulo Ricardo/RPM : eles mesmos disseram que o grande responsavel pelo fim do RPM foi o excesso de alcool e drogas


    "Idolos" mais antigos
    1. Elis regina - Morta por overdose... acharam cocaina em tudo quanto é lugar

    ResponderExcluir