sexta-feira, 28 de junho de 2013

CORRER. SAÚDE, LAZER E MUITO PRAZER.

Faço questão de escrever sobre este tema hoje para animar um pouco alguns amigos meus que precisam tanto quanto eu precisei, há 15 meses atrás, redirecionar suas atividades, seu ritmo e hábito de vida, sair do sedentarismo, se reencontrar, reviver o jovem que existe dentro de cada um.


E, neste texto, gostaria de prestar uma homenagem a quem - sem nem mesmo perceber ou saber - mais me inspirou e me serviu de exemplo e motivação para esta "virada" de vida. Meu querido e amado irmão Gláucio. Valeu Gagau !!!!!


Um dia eu li uma frase que dizia mais ou menos assim : "Por que você corre ? Então eu respondo : Por que você não ?".


Hoje, me sinto mais ou menos assim, questionando quem não corre, suas razões, suas limitações, seus medos.

Eu sempre fui uma pessoa ligada a esportes, sempre pratiquei diversas modalidades, não importava o local, terreno ou companhia. O ritmo e o estilo de vida que, depois de um tempo, comecei a ter me fez com que escolhesse o sedentarismo, por razões que até hoje eu mesmo me questiono e, porque não dizer, me penitencio.



Algumas coisas aconteceram em minha vida e me trouxeram uma nova visão inclusive de mim mesmo. Ganhei muito, muito peso mesmo (em um dado momento fugi das balanças, pois tinha certeza de que já tinha alcançado os 3 dígitos), perdi agilidade, comecei a apresentar alguns problemas de saúde, de respiração, de articulação. Cheguei no limite daquilo que poderia suportar.

Então, o destino me sorriu. Uma série de acontecimentos, em sequência, me fizeram decidir que era hora de recomeçar. De reviver aquela pessoa sedenta por esportes, ativa, que topava qualquer parada, que era "de aço". E então me reinventei.


Redescobri o prazer de atividades ao ar livre, de encontro com velhos amigos de futebol, de suar até ter que torcer a roupa, de cair e sangrar em campo mas levantar e seguir em frente, o prazer de perceber que "basta querer", que o resto vem.

Houve contusões no período...algumas por irresponsabilidade minha, outras por "fadiga do material", mas a vontade de alcançar e superar marcas foi maior, e consegui superar absolutamente tudo.

Há cerca de 15 meses redescobri o prazer de correr, principalmente. Foram pequenas vitórias a cada semana. Caminhar por uma hora, pequenas corridas intervaladas, o primeiro quilômetro, o quinto quilômetro, o décimo quilômetro...até a tão esperada marca de 21 quilômetros.


A saúde melhorou de forma generalizada, a qualidade de vida foi recuperada, as articulações não mais sentiram nada, a respiração voltou ao normal, o prazer aumentou, o círculo de amizades idem, e novas metas foram traçadas.

Hoje, exatamente hoje, faltam 9 dias para a minha meta traçada há 15 meses atrás. Correr uma prova oficial de meia maratona. A Meia Maratona do Rio de Janeiro.


Não me importa o cronômetro, não me importa o pace, não me importa nada além da conclusão da prova. Será uma conquista pessoal maior do que qualquer outra conquista que eu já tenha tido em minha vida.
Hoje, a todos os amigos, colegas e conhecidos que encontro eu falo "Corra, sua vida vai melhorar". Não se trata de uma frase de efeito, mas de uma verdade provada e comprovada.


O prazer de correr é inenarrável, cada quilômetro, cada prova é uma conquista não sobre outras pessoas que fiquem em posições inferiores de classificação, mas uma conquista sobre nós mesmos, uma superação de nossos próprios limites, e um alcance de nossos próprios objetivos e, por que não dizer, de nossos sonhos.

Corram todos. Se não correm, não sabem o que estão perdendo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário